OUTROS SITES EM DESTAQUE RIO
Primeira Página

A Serra da Arrábida

Setúbal

Tróia

Alcácer do Sal

As Praias

Sesimbra

O Estuário do Sado

Mapa da Região

Introdução

O Parque Natural da Arrábida estende-se por uma área de 10.800 hectares, situada entre a vila de Sesimbra e a cidade de Setúbal, o monte de Palmela e o mar, abrangendo áreas dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra. A originalidade da paisagem deve-se quer a particularidades das suas características naturais, quer à remota humanização destes espaços que, em termos gerais, se foi desenvolvendo em harmonia com o ambiente natural. O conjunto de acidentes de relevo que constituem a cadeia Arrábida, inclui elevações periféricas do Parque Natural, como sejam as Serras de S. Luís, Gaiteiros, S. Francisco e Louro e atinge o seu mais elevado expoente com a Serra da Arrábida, de constituição calcária, local onde se verifica o contacto da cadeia com o mar.

Parque Natural

O Parque Natural da Arrábida, criado pela urgência de preservação de valores naturais, históricos, culturais e sócio-económicos, apresenta-se como uma área de revitalização dos espaços rurais e actividades tradicionais, procura a criação de um espaço novo, de contacto íntimo e consciente do Homem com o meio. O valor natural e paisagístico desta área é enorme, atingindo-se o auge na Serra da Arrábida, onde presenciamos unia imagem onde se confunde o agreste, o suave e o belo, próprio da paisagem calcária que se vislumbra. Os valores tradicionais, nomeadamente o Queijo de Azeitão e vinhos de mesa e generosos, são mostras da perfeita integração no meio e da vida comunitária da população. Igualmente os valores históricos, como o Convento da Arrábida, incluem o elemento humano no ambiente, valorizando um contacto consciente e equilibrado do Homem com a paisagem. O clima da região é temperado, estando patentes as suas características mais mediterrânicas na Serra da Arrábida, onde a amenidade do clima juntamente com a acção moderada do mar, permite afirmar que se trata de um dos melhores climas de Portugal Continental. A nível económico podemos considerar o sector primário como predominante, apelando para as riquezas da agricultura e da silvo-pastorícia. A nível turístico e de animação social, as diversas praias que ornamentam a costa, são alvo de grande procura durante a época balnear. O Parque Natural da Arrábida, área de exemplos paisagísticos excelentes, de uma cultura, história e tradições com centenas de anos, com um valor económico imprescindível e com capacidades turísticas por desenvolver, constitui um espaço importante e obrigatório a visitar e a conhecer.  

Convento da Arrábida

Situado na vertente Sul da Serra da Arrábida, existe convento de Franciscanos, fundado em 1542 com o apoio do 1º Duque de Aveiro. Tem uma arquitectura que se harmoniza bem com o local, mais parecendo obra da própria natureza do que do Homem. Ao longo dos séculos foi sofrendo ampliações. Em meados do século XVIII, D. Álvaro de Lencastre, mandou edificar o Santuário do Bom Jesus. Os frades deixaram o Convento em 1834.

Portinho da Arrábida

Abrigado pela Serra dos ventos norte, situa-se o Portinho da Arrábida numa bonita e pequena baia de areias brancas. A oeste localiza-se o Forte de Santa Maria da Arrábida mandado construir em 1670 por D. Pedro II, a pedido dos frades que viviam no Convento e que eram frequentemente perturbados pelas incursões de corsários mouros, que se escondiam nas enseadas do Portinho, para aí esperarem e pilharem a navegação que entrava e saía da barra do Rio Sado. Este forte é hoje o Centro de Biologia Marinha e Museu Oceanográfico do Parque Natural da Arrábida.

Lapa de Santa Margarida

Nesta gruta, a cerca de 400 m do Portinho da Arrábida, bem como na vizinha gruta da Figueira Brava, foram encontrados os mais antigos indícios da presença do Homem na Arrábida, remontando ao Paleolítico Inferior (há cerca de 400.000/200.000 anos).


Vídeos da Região

Setúbal, o canto azul de Portugal. Video promocional 2016.
A peninsula de Tróia. Filme institucional do Troiaresort
Arrábida da Serra ao Mar. Um documentário a não perder!
Al-Rábita - A Serra e o Homem. A riqueza do património cultural da região
Setúbal é um mundo! Video promocional da região de Setúbal, uma das mais belas baías do Mundo

Notícias e Novidades

12 Fev 2016

Setúbal preside ao Clube das Mais Belas Baías do Mundo

VER MAIS »

11 Set 2014

Associação Sol com os Golfinhos do Sado - reportagem SIC

VER MAIS »

Subscreva a nossa Newsletter

deixe-nos o seu email para receber as nossas novidades e promoções!

  Imprima aqui o nosso Flyer!

 Copyright © NAUTUR.com 2017

Desenvolvido por Optimeios